Você que gosta de fotografar e acha complicado mexer nas configurações de sua câmera? Calma! Acho que posso lhe ajudar.
É sempre bom, lembrar:
# leia o manual de sua câmera.
# pratique sempre. Use o método de erros e acertos.
# para evitar queda e avarias em sua câmera, use sempre a alça de sua câmera enrolada em seu braço ou no pescoço.
# não guarde sua câmera e lentes em lugares úmidos e/ou muito quentes. Evite fungos.
# mantenha suas lentes limpas, usando um soprador, um pincel de cerdas macias e um pano próprio para limpeza de lentes. Não use qualquer tipo de produto químico para limpeza da câmera e das lentes.
# nunca fotografe diretamente o sol, sem o uso de filtros.
# carregue sempre sua bateria, mesmo não usando, uma vez por mês e não guarde a mesma totalmente descarregada.
# antes de pegar em sua câmera para utilizá-la, lave suas mãos e evite a degradação do corpo da mesma.
Agora que você já leu as orientações importantes para a manutenção de sua câmera, vou escrever dicas valiosas, de uma maneira simplista, para o seu aperfeiçoamento na arte de fotografar .
# muitas pessoas falam que para ser um profissional, você precisa usar a sua câmera no modo Manual(M). Essa afirmativa será válida somente, se você for um fotógrafo com larga experiência em trabalhos profissionais, embora ainda assim, isto seja questionável, levando-se em conta o tipo de evento que se pretende fotografar. O modo manual, está presente nas câmeras da categoria dslr(digital single lens reflex), ou seja, um design de câmeras profissionais (full frame) e semi-profissionais(ex. linha Rebel da Canon) que usam um conjunto de espelho e prisma para refletir a imagem que você captura para o visor. Essas câmeras de lentes cambiáveis, têm vários modos de fotografar. Dentre eles, o grupo dos chamados modos criativos(consulte o manual de sua câmera). Procure explorar os recursos de sua câmera e, portanto, evite de utilizá-la no modo automático, embora em algumas ocasiões, esse modo poderá ser de muita utilidade. Existem várias categorias de câmeras fotográficas, sendo elas: as compactas que são as mais simples, menores, com menos recursos e mais baratas, chamadas de "point-n-shoot"(apontar e clicar)e as compactas avançadas que têm o modo Manual, como por exemplos, as da linha PowerShot da Canon e as COOLPIX da Nikon, ambas com lentes fixas, não cambiáveis(Ex. superzoom("bridge")), as mirroless e as dslr, já citadas anteriormente.
# Não se obtém uma foto maravilhosa somente com câmeras fotográficas profissionais de última geração. Uma excelente foto pode ser obtida com qualquer câmera, inclusive às de celulares. O que vai fazer a diferença é na qualidade da mesma que, aí sim, estará relacionada à categoria da câmera utilizada.
# existem vários fatores determinantes para uma boa foto. Porém, há três ajustes que formam o famoso"tripé da fotografia". São eles, os responsáveis pela exposição, que é a quantidade de luz usada para se obter uma fotografia. Assim sendo, pode-se controlar pela régua de exposição, ao olhar pelo visor da câmera, evitando subexposição(foto escura) e superexposição(foto muito clara).
_ ISO
_ abertura do diafragma e
_ velocidade do obturador.
# Sobre o ISO:
_ quanto maior for o valor do ISO, mais claridade terá a sua foto e vice-versa. Os valores do ISO variam de câmera para câmera. As câmeras profissionais têm valores bem mais elevados.
_ portanto: se fotografar com a luz do dia ensolarado, use o menor valor. Para fotos noturnas, você pode usar valores mais altos ou um flash. Evite usar valores muito altos porque suas fotos ficarão com ruídos, que é quando surgem "pontilhados" de iluminação e cores, acarretando menos nitidez na imagem. Consulte o manual da sua câmera para saber o ISO máximo que pode ser utilizado, sem que ocorra esse problema. Em câmeras de melhor qualidade, pode-se usar valores mais altos para o ISO, até um determinado valor, sem que haja perda de qualidade da imagem.
AGUARDE A CONTINUAÇÃO EM BREVE.